projetos 

 

puc

      Os projetos desenvolvidos pela PUC-Minas e RENSER fazem parte do Programa PUC Minas e Brumadinho: Unindo Forças. O objetivo é contribuir para o enfrentamento de problemas sociais, econômicos, culturais e ambientais ocorridos na bacia do Rio Paraopeba, decorrentes do rompimento da barragem de rejeitos da Mineradora Vale, em Brumadinho. 

    A atuação está concebida a partir das diretrizes que balizam a extensão universitária (indissociabilidade com as demais atividades-fim, interação dialógica, multi, inter e transdisciplinaridade, impacto na formação, contribuição para o desenvolvimento da sociedade, produção e democratização do conhecimento e vinculação às áreas de conhecimento da Universidade) e reafirma o papel essencial do dialogismo com as populações atingidas, que tiveram inúmeros direitos violados. 

         As propostas de ação de extensão estão organizadas segundo os eixos descritos na sequência: educativo/lúdico, gestão, jurídico-contábil, psicossocial e sociocomunitário, saúde animal, saúde humana e socioambiental. Desde 2019 são realizados diversos projetos em parceria da PUC Minas com as comunidades de Brumadinho e o apoio da Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário. Segue abaixo tabela com os projetos que serão desenvolvidos no ano de 2021:

oie_transparent.png