internacional

A RENSER, como decorrência dos desdobramentos do crime socioambiental da VALE S.A. em Brumadinho, teve que se engajar em um trabalho de incidência política, mobilização, articulação, organização social e comunitária em vários territórios atingidos. Desde então, passou a desenvolver atividades em âmbito internacional de denúncia, incidência e captação de recursos para a atuação nos territórios atingidos. Entre elas, se destaca a participação em conferências realizadas pelas Nações Unidas, encontros com o Papa Francisco, debates, celebrações, reuniões com parlamentares e coletivas de imprensa nos seguintes países: Argentina, Chile, Inglaterra, México, Itália, Alemanha, Áustria, Suíça,Bélgica e Reino Unido.

                       A equipe da Arquidiocese também contribui para organizar visitas de delegações de organismos internacionais nos territórios, como, por exemplo, a visita do relator especial da ONU sobre resíduos tóxicos – Baskut Tuncak (dezembro de 2019), a visita de juristas internacionais (julho de 2019) que percorreram as comunidades atingidas a fim de produzir um relatório de denúncia internacional e a visita do Mons. Bruno Duffé (maio de 2019), representante do Papa Francisco. 

            De 25 de fevereiro à 11 de março de 2020, o Bispo Auxiliar Dom Vicente Ferreira, juntamente com Frei Rodrigo Peret, Franciscano, ambos membros da comissão episcopal da ecologia integral e mineração e da rede igrejas e mineração cumpriram uma intensa agenda de incidência internacional. Em Roma, encontraram-se com o Papa Francisco e reuniram-se no Dicastério de Desenvolvimento Integral do Vaticano, além de realizarem debates na sede da União dos Superiores Gerais e darem várias entrevistas. Em Bruxelas, o discurso na ONU marcou o testemunho de uma Igreja que exige mais responsabilidade em relação à Casa Comum. Em Viena, a agenda foi acompanhada pela DKA, realizando encontros com lideranças civis e religiosas da cidade, o mesmo acontecendo em Bruxelas, acompanhados pela CIDESE. A viagem encerrou-se na Alemanha. Em Dortmunt, encontraram-se com representantes da ADVENIAT e, em Berlim, com membros da MISERIOR que possibilitaram reuniões com parlamentares alemães e organizações civis.

SOBRE NÓS

A Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (RENSER), Em sintonia com o Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra,  responde aos apelos de uma Igreja em saída, comprometida com os mais pobres, envolvendo ministros ordenados, religiosos e leigos no anúncio do Evangelho, sobretudo na formação e no fortalecimento das comunidades eclesiais, promovendo um diálogo constante entre fé cristã e a defesa de uma Ecologia Integral.

LOCALIZAÇÃO

Endereço: Rua Coronel Alberto Cambraia, 140, Bairro Santa Cruz Brumadinho (MG) – CEP: 35468-000 

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2020 RENSER - Desenvolvido por Pedro Mercês