Cópia de BASE.png

II Romaria Regional pela Ecologia Integral a Brumadinho

"Somos todos irmãos
Ninguém solta a mão de ninguém
Unidos num só coração
Assim seja, amém"

(Dom Vicente Ferreira - Canção criada para a II Romaria Regional)

 

A inundação catastrófica de rejeitos de minério foi responsável por soterrar pelo menos 272 pessoas, dezenas de casas e plantações, somado à vasta destruição da fauna e da flora local e da contaminação de toda a bacia do Rio Paraopeba. Em resposta aos danos e impactos da tragédia-crime, realiza-se anualmente a Romaria Regional pela Ecologia Integral a Brumadinho.

A partir da necessidade de manter o grito da denúncia aceso em nossos corações, a II Romaria Regional pela Ecologia Integral vem sendo construída pela Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (RENSER) vinculada à Arquidiocese de Belo Horizonte em parceria com diversas organizações, movimentos populares e assessorias técnicas em atuação nos territórios atingidos com 4 pilares: (1) a memória dos 272 mártires assassinados; (2) a denúncia de um crime que foi cometido pela mineradora Vale; (3) a luta por justiça e reparação integral de todos os atingidos; e (4) o anúncio de uma Ecologia Integral, que coloque a vida acima do lucro.

Este ano, devido à pandemia, a II Romaria Regional será realizada em formato prioritariamente virtual, com uma programação que envolverá desde vídeo-cartas até roteiros celebrativos e saraus pastorais. Além disso, no dia 25 de janeiro, dia do tragédia-crime, será realizada uma celebração no Córrego do Feijão, transmitida em tempo real pela página da RENSER.

A ideia é construirmos uma grande rede de romeiros e romeiras em todo o país com panos vermelhos em nossas janelas, mostrando que somos todos irmãos e irmãs em luta por Brumadinho!

#SomosTodosRomeiros #BrumadinhoDoLutoàLuta #DeBrumadinhoaTrêsMarias