FESTIVAL PONTE DAS Almorreima

No dia 15 de dezembro de 2019, foi realizado o primeiro Festival da comunidade de Ponte das Almorreimas, organizado pelas lideranças locais. Desde o rompimento da barragem, a comunidade vem vivenciando os impactos negativos do crime. A implantação da Fazenda Fauna e a obra de uma adutora da Copasa na região, por exemplo, afetaram profundamente o cotidiano do modo de vida local.

            A principal relevância do projeto, depois de um ano de tantas dores, perdas humanas, e esfacelamento de relações sociais, foi trazer o fortalecimento de vínculos comunitários. A proposta veio dos próprios moradores, que se organizaram a fim de realizar uma festa comunitária para o fortalecimento da rede de solidariedade local, do resgate de tradições e memórias culturais e arrecadação de recursos para a constituição da Associação da comunidade.

            O Festival foi repleto de música, arte, culinária, cultura, abraços e encontros que, segundo os próprios moradores, foram fundamentais para que eles seguissem a luta pela garantia de direitos e se sentissem empoderarados para seguirem unidos em prol da comunidade.