WhatsApp Image 2020-11-20 at 17.40.03.jp

CURSO DE COMUNICAÇÃO POPULAR 

Curso de Comunicação Popular da Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário

Aula do curso de comunicação popular no dia 30 de setembro.

A Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário realizou o Curso de Comunicação Popular, entre os meses de setembro e novembro, para jovens que compõem os trabalhos na região pastoral e se mostraram interessados. O projeto foi idealizado em parceria com a Cáritas Regional Minas Gerais, Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social, Núcleo de Estudos Sociopolíticos (NESP) e ANIMA PUC-Minas no modelo virtual com reuniões semanais.

Além das instituições parceiras, professores voluntários e diversos colaboradores foram fundamentais em todo o processo e possibilitaram a realização do curso. Por esse motivo, agradecemos a todos os envolvidos e esperamos que cada aluno tenha atingido seu objetivo de se especializar em uma ou mais áreas comunicativas do seu interesse.

A aula de encerramento do projeto foi realizada no dia 11 desse mês, contando com a presença de Dom Vicente Ferreira no encontro online. Ao longo do curso foram ministradas sete aulas, todas planejadas da melhor forma para preparar as jovens lideranças  das comunidades na comunicação pastoral e popular.

 

Os principais objetivos do curso foram desenvolver compreensão a respeito da comunicação popular, fornecendo o material básico e apoio necessário para esse fim. As temáticas estudadas pelos participantes ao longo do curso foram: Mobilização Social e Direito à Informação, Fotografia, Edição de Vídeo, Design Básico, Texto Informativo, Redes Sociais e Podcast. Além disso, temas como a relação entre comunicação e cidadania foram abordados e foram ensinadas propostas alternativas de comunicação popular, bem como maneiras para identificar novos meios de comunicação comunitária e aplicar nas paróquias.

Entre os vinte alunos contemplados pelo curso e todas as atividades desenvolvidas, Vitor Alves, jovem de 23 anos, da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Piedade dos Gerais, foi um dos participantes que ficou feliz e cheio de expectativas com a nova oportunidade. Vitor se identificou mais com as aulas de fotografia e edição de texto, que foram as suas preferidas, mas aproveitou todas as experiências e o aprendizado adquirido nesse tempo.

 

“O curso é bom, principalmente, para aquele que não tem conhecimento em tecnologias dos tempos atuais. Ele foi rico de teoria e conhecimento prático, o que aprendi nas aulas e oficinas irão me ajudar na minha vida pessoal e também na comunicação da minha paróquia.” declarou Vitor.

O bispo referencial da RENSER, Dom Vicente Ferreira, declarou que o curso abordou temáticas muito atuais que fortaleceram os agentes de comunicação da PASCOM de todas as paróquias do vale do Paraopeba da Regional Nossa Senhora do Rosário. Ele disse ainda que diversos instrutores falaram sobre assuntos relevantes, como o sentido da comunicação, a importância das redes sociais hoje e como usá-las para a evangelização e formação de nossas comunidades.

“A pastoral da comunicação é fundamental para ajudar na consciência da rede de comunidades, para mostrar aquilo de belo que existe nas pastorais e também formar as atividades. Sobretudo nesses tempos de pandemia, nós vimos que sem as redes sociais e essas transmissões seria muito difícil levar adiante a vida de nossas paróquias servindo o povo de Deus.” relatou Dom Vicente.

A Regional Episcopal Nossa Senhora do Rosário é grata por todos os parceiros, participantes e colaboradores na realização desse curso. A partir desse momento, outras atividades poderão ser iniciadas com a certeza de que os jovens estarão mais preparados como comunicadores pastorais e populares da nossa igreja.

Aula do curso de comunicação popular no dia 11 de novembro.

SOBRE NÓS

A Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (RENSER), Em sintonia com o Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra,  responde aos apelos de uma Igreja em saída, comprometida com os mais pobres, envolvendo ministros ordenados, religiosos e leigos no anúncio do Evangelho, sobretudo na formação e no fortalecimento das comunidades eclesiais, promovendo um diálogo constante entre fé cristã e a defesa de uma Ecologia Integral.

LOCALIZAÇÃO

Endereço: Rua Coronel Alberto Cambraia, 140, Bairro Santa Cruz Brumadinho (MG) – CEP: 35468-000 

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2020 RENSER - Desenvolvido por Pedro Mercês