AUTONOMIA LOCAL 

A Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário foi convidada pela Associação Comunitária da Jangada e o Movimento Águas e Serras de Casa Branca para atuação conjunta no projeto de doações humanitárias com os recursos doados por Steelworkers Humanity Fund (USW). O objetivo do projeto era fortalecer os laços comunitários e a capacidade das pessoas de elaborar o trauma vivido por meio da construção da autonomia local. Além disso, o projeto visava promover o alívio da pobreza, a defesa dos direitos humanos e a assistência às vítimas do desastre.

         No dia 09 de setembro de 2019, durante reunião da equipe do projeto na Igreja Matriz de Brumadinho, foram selecionadas seis comunidades para serem beneficiadas pelo projeto, quando ficou decidida a distribuição de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para: Parque da Cachoeira, Pires, Tejuco, Jangada, Acampamento Pátria Livre e Guarda de Congado e Moçambique das Comunidades Quilombolas de Marinhos e Sapé. 

         O Projeto foi executado em duas visitas em cada comunidade, sendo que na primeira apresentamos a proposta de doação e fizemos uma chuva de ideias, a partir do levantamento das possibilidades de aplicação dos recursos. No segundo encontro, por sua vez, as comunidades apresentaram suas prioridades, orçamento e planejamento das ações, momento em que foi entregue o dinheiro. Na abertura de todos os encontros foi realizada uma roda de apresentação e expressão de sentimentos. Montávamos um altar com símbolos de luta. Foram momentos fortes, com choro, desabafo, solidariedade e compartilhamento de esperanças.